Palavras de 2023 – o ano que passou!

O ano de 2023 se personificou e contou a sua história. Leia o resumo.

Imagem de PlusCalidad Importaciones por Pixabay

Gilson Cruz

“É sempre assim! Você fez isso com todos antes de mim!

É um tal de Feliz Ano Novo pra cá, Feliz Ano Novo pra lá… e eu, como é que vou ficar?

Será que vale à pena me esquecer? Vou te mostrar que não…

Bem, você lembra que o Brasil iniciou o ano, com um novo Presidente, como País polarizado, em que armas se tornaram mais importantes que livros?

O ex-presidente abusou do poder político e dos meios de comunicação e foi condenado por abusos. Estará inelegível até 2030. Lembra dos escândalos da joalheria? Calma, eu te lembro: Ele supostamente “agiu para tomar posse ” dos presentes de luxo que deveriam ser destinados ao acervo da União.

E quando você acreditou que estava na hora de pacificar, a democracia foi testada. Um bando de baderneiros, patrocinados por políticos e empresários, decidiu depredar prédios públicos, obras de arte e monumentos históricos.

Daí vieram as CPI’s e CPMI’s que investigavam o golpe de 8 de Janeiro, a atuação do Movimento Sem Terra e o rombo bilionário das Lojas Americanas…

Dessas comissões concluiu-se que o MST não é um movimento criminoso, que havia empresários e políticos envolvidos na tentativa do golpe e que a comissão que avaliou as Americanas estava preocupada em absolver os principais envolvidos…

Crimes? Infelizmente, aconteceram muitos…

Médicos foram assassinados, após um deles ser confundido com miliciano, lá no Rio de Janeiro.

No Rio Grande do Norte, 14 cidades foram aterrorizadas por uma facção criminosa que, em mais de 200 ataques, queimou vários ônibus, destruiu comércios e prédios públicos.

Já em São Paulo, um estudante armado com uma faca feriu cinco alunas e matou uma professora de 71 anos.

Mas, vamos ver como me saí em outras partes do Mundo…

Tragédias.

Um dos mais mortais terremotos, nos últimos 100 anos, de magnitude 7,8, na Turquia e parte da Síria, vitimou 56 mil pessoas.

Em Junho, teve aquele caso do Submersível com milionários que implodiu, lembra?

Em 8 de Setembro, foi a vez de Marrocos sofrer com terremotos de magnitude 6,8 e 7. O tremor mais forte registrado no País, deixando mais de 3.000 mortos e mais de 5.000 feridos.

Em Novembro, os argentinos elegeram um presidente que disse consultar o espírito do cachorro de estimação dele… – Pode vir cachorrada pela frente! Pois é, 2024 promete!

Em 19 de Setembro, O Azerbaijão atacou a região Nagorno-Karabakh, um território separatista de maioria armênia, disputado há mais de três décadas.

O saldo deste conflito até o momento foi o deslocamento de mais de 120 mil habitantes para a Armênia e quase 600 mortos.

Um outro fato marcante foi o sequestro e morte de centenas de israelenses que participavam de uma rave no deserto e a reação do estado de Israel atacando e matando dezenas de milhares de civis palestinos – sendo a maioria composta de crianças, mulheres e homens inocentes. – Uma lástima!

A natureza também andou trabalhando, se você lembrar que Maceió afundou…literalmente!

Em Outubro outros desastres aconteceram.

No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mais de 40 pessoas morreram por causa de um ciclone extratropical.

O mundo bateu recordes mensais de temperatura e provavelmente eu vou superar 2016 como ano mais quente da história.

O mundo pegou fogo, foi incêndio em toda parte: Canadá, Havaí, Grécia, Argélia e outros países… milhares de pessoas tiveram suas vidas afetadas.

As chuvas no litoral de São Paulo, no mês de Fevereiro, vitimaram mais de 50 pessoas.

ESPORTE E ARTE

Falando de esportes, O Santos do Rei Pelé foi rebaixado pela primeira vez à segunda divisão, num campeonato em que o Botafogo proporcionou fortes decepções e a luta para permanecer na elite foi uma das mais emocionantes da história do Brasileirão.

O Palmeiras, pra variar, ganhou mais um título e o Fluminense, de Fernando Diniz, ganhou a Libertadores pela primeira vez.

A Seleção Brasileira Feminina não foi bem no Mundial, mas a Espanha foi Campeã e o presidente da confederação espanhola se “viu no direito de beijar” a atacante Jenni Hermoso sem autorização. – Foi suspenso pela Fifa de todas as atividades ligadas ao Futebol.

Os Artistas de Hollywood fizeram uma grande greve, em apoio aos roteiristas para exigir melhores remunerações e a regulamentação do uso de Inteligência Artificial.

Na arte, a rainha do Rock brasileiro, Rita Lee deixou o grande palco e um incrível legado no dia 9 de Maio!

Na plateia, uma fã da cantora Taylor Swift, faleceu por exaustão, durante um show marcado pelo calor, pela desorganização e pelo desrespeito ao público – tudo pelo lucro.

Não se fala ainda em responsabilidades.

É verdade que eu poderia falar da migração de pessoas que fogem da opressão e fome em seus países tentando uma vida uma melhor em outros, e que morrem nos oceanos da vida.

Ou falar da onda de preconceito e xenofobia que ganhou espaço no mundo inteiro…

Você talvez diga: “Já vi isso em 2022!”

Mas, é justamente por isso que insisto, NÃO ME ESQUEÇA! Em vez disso, APRENDA COMIGO! Lembre dos acertos… mas, não esqueça os erros, os problemas. Cada vez que vocês esquecem, eles se repetem.

E se repetirão até que vocês tenham aprendido!

Com licença, devo me retirar…

2024, já chegou!

Se comportem, está bem?

Adeus.

Assina

2023″

Veja mais no link  E esquecemos as Guerras … › Jeito de ver

“É sempre assim! Você fez isso com todos antes de mim!

É um tal de Feliz Ano Novo pra cá, Feliz Ano Novo pra lá… e eu, como é que vou ficar?

Será que vale à pena me esquecer? Vou te mostrar que não…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimized by Optimole