Vivendo sem Roteiro – Os Desafios da vida

bollywood-1687410_1280-300x197

Imagem de Tumisu por Pixabay

A vida não segue um roteiro pré-escrito; em outras palavras, a ideia de que a vida deve ser capítulos de eternas emoções e reviravoltas pode ser um mero delírio. Nas novelas, filmes e seriados, há sempre uma trama entre mocinhos, vilões, suspenses e reviravoltas – e esses dramas, na maioria das vezes, serão resolvidos em poucas horas, dias ou meses.

É duro admitir que, na vida, às vezes escolhemos alguns para serem nossos vilões por não terem as mesmas afinidades ou por não se enquadrarem naquilo que queremos. E daí criamos o nosso próprio roteiro de intrigas, mágoas, desapontamentos e a eterna busca por um final feliz.

Em vez de comparar a vida a uma novela, a um reality ou a um espetáculo para as telonas, seria mais justo compará-la ao percurso de uma longa maratona. Apesar de todo o preparo, existe a incerteza do final; o maratonista reconhece que ao seu lado há pessoas com os mesmos objetivos, adversários se esforçam pelos mesmos objetivos.

O verdadeiro protagonista de uma maratona não desprezará o seu adversário. Não hesitará em abrir mão da luta pelo primeiro lugar caso a vida de seu companheiro de jornada esteja em risco. Adversários não são vilões. Regras devem ser respeitadas.

Um roteirista para uma obra de ficção certamente colocaria na estrada maiores obstáculos, como um adversário desonesto (que obviamente pode aparecer na vida real), animais perigosos e quem sabe até mesmo desastres naturais que dificultarão ao máximo a jornada do herói. Mas, mesmo assim, apesar de tudo e todos -o herói vencerá!

A verdade é que a vida real te dará a chance de se apaixonar várias vezes e quem sabe até mesmo amar a alguém que retribuirá o mesmo amor e na maioria das vezes não haverá um vilão ou uma vilã tentando tirar algo você. Talvez aconteçam traições e você terá a chance de recomeçar ou perdoar, se esta for a sua decisão. Pessoas mentirão, pessoas falarão a verdade…serão elas mesmas, mas sem um script.

A vida correrá no seu próprio ritmo, não haverá a urgência de se resolver todos os problemas do mundo em poucas horas, dias ou meses. – O ritmo dependerá do grau de sua maturidade.

Fatalmente, haverá também monotonia. Não pense que a monotonia será o fim!

Alguns acreditam que o prédio deve estar em chamas todos os dias para que haja emoção, por isso abrem mão de relacionamentos estáveis e passam a vida procurando emoções, adrenalina em tempo integral. Isso se tornará um vício, que será substituído por outros num loop infinito na busca pelo imaginário – trazendo prazeres instantâneos e o vazio de jamais estar satisfeito.

Os momentos de aparente monotonia precisam ser encarados como oportunidades para pensar, planejar – para autoconhecimento. Como observado antes, isso dependerá muito do grau de compromisso e maturidade.

Mas, cada um tem a liberdade de viver a própria vida. Essa é uma liberdade que ninguém jamais poderá interferir. A vida é para ser vivida.

Porém, a VIDA é muito mais do que meros episódios de novelas, séries ou filmes.

Gilson Cruz

Saiba mais Relembre as dez cenas mais bizarras das novelas – Estrelando

Veja também: Esse bonde chamado tempo ( Hora de partir ) ‣ Jeito de ver

Trem da vida (uma mensagem simples) ‣ Jeito de ver

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimized by Optimole