E de repente, ao passar naquele lugar, você sente uma leve falta de ar, sua boca resseca, você sente um misto de ansiedade e perplexidade. Talvez se pergunte: – ‘O que é que está mexendo comigo?’ ou: -‘O que devo fazer?’
Que tal procurar uma sombra e tomar bastante líquido ? – Isso pode não ser paixão, você pode estar desidratado! (Este não é um texto romântico!)
SINTOMAS DE DESIDRATAÇÃO
A desidratação diminui o volume sanguíneo e afeta a pressão arterial. Torna também o sangue mais expesso, aumentando o risco de coágulos sanguíneos. Além disso, o estresse térmico sobrecarrega o coração, fazendo bombear mais rápido para dissipar o calor do corpo.
AS ALTAS TEMPERATURAS
Se nos últimos meses você teve a sensação de estar sendo cozido gradativamente, a cada dia, fique tranquilo (mas, nem tanto).
2023 foi o ano mais quente registrado nos últimos cem mil anos, diz o Observatório Europeu.
Nas últimas décadas, tem sido registrado um aumento anormal da temperatura média da Terra. Esse fenômeno é associado às ações antrópicas, ou relacionadas à influência humana.
Tal fenômeno é conhecido como aquecimento global.
Quando ocorrem mudanças no uso do solo, isto é, quando uma floresta é derrubada e queimada, dando lugar ao estabelecimento de pastagens, agricultura ou outra forma de uso da terra, ocorre a liberação de uma grande quantidade de carbono na forma de CO2 para a atmosfera, contribuindo, assim, para o aquecimento global.
CONSEQUÊNCIAS
De acordo com a BBC, entre os anos 2000 e 2018, 48 mil brasileiros morreram por consequência de ondas de calor, sendo a maioria pretos, pardos, idosos e mulheres.
Ampliando nossas perspectivas um relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde) e da OMM (Organização Mundial de Meteorologia) o calor é um dos maiores problemas de saúde em todo o mundo e mata cerca de 15 milhões de pessoas por ano.
O ano 2024 está apenas começando. Acredita-se que no ritmo atual as coisas serão bem piores.
O homem, em sua ganância, tem destruído os recursos da terra, substituindo Matas e Florestas por pastos, na maioria das vezes para o plantio da Soja, para exportação.
Não há interesse em alimentar o mundo, como divulgado em propagandas caras exibidas na TV. O interesse é o lucro -ainda que isso custe um dia a sobrevivência na Terra.
Mas, é preciso se cuidar, apesar de tudo. Enquanto há vida, cuide, preserve.
Tome bastante líquido ( bebidas alcoólicas, não estão incluídas nesta lista), evite exposição demasiada e desnecessária ao sol. E compartilhe também, este texto!
Gilson Cruz
Leia também: Naquele dia (as últimas mudanças) ‣ Jeito de ver
Um E.T em meu quintal (Um dia estranho) ‣ Jeito de ver
Saiba mais em:
Aquecimento global: o que é, causas, efeitos – Mundo Educação (uol.com.br)
Mudanças climáticas e a saúde humana – Revista Arco (ufsm.br)
Comentário (2)
Anderson| 2 de fevereiro de 2024
Ótimas informações, conscientização aos cuidados nesse calor extremo.
Gilson Cruz| 3 de fevereiro de 2024
Obrigado, Anderson. Realmente, precisamos cuidar de nossa saúde! Abraços.