O dia não estava bom…
O intestino me lembrou de sua existência e me gritou exigindo atenção, mas o estômago enciumado queria também um pouco de amor – e resolveu protestar.
A otite resolveu me visitar justamente um dia após a vacina.
Meu pobre cérebro não estava lá com muita paciência para administrar os egos – então, depois de medicado, ele resolveu dormir e acordou com uma disposição imensa para ver o que estava acontecendo no mundo.
Então, resolveu me distrair nos portais de notícia, para ver se algo interessante acontecia para me dar aquela moral. “Quem sabe uma boa notícia” – pensou.
E a aventura começou.
O site trazia propostas nada interessantes, como o antes e o hoje de um ator famoso, ou destaques de um outro ator que se declara ecossexual (termo que eu não conhecia).
“-Deve gostar da natureza…” – pensei e quase acertei.
Ecossexualidade é a fusão entre ambientalismo e sexualidade, focar sempre no amor pelo planeta.
E não é que as piadinhas tolas, da Quinta Série fizeram a festa em minha cabeça… – mas, convenhamos, a quem deve interessar este assunto?
Resolveu, então, esquecer as piadas e seguir em frente, e novos quadros falavam de biquini de famosos, feitos de lã, crochê, fios de ouro, couro, cordas de guitarra, contrabaixo, ukulele, fios de cabelos de marcianos… – acho que me empolguei um pouco…não foi bem de tudo isso.
Mas, perguntei: – “Mas, a quem interessa tudo isso?”
Ainda era começo da busca por alguma coisa, e algumas tragédias estavam lá, perdidas e encaixadas entre um monte de futilidades…
“Corpo de criança de dois anos, desaparecida, é encontrado no Paraná”, “CPI’s e CPMIs”, “Mísseis da Coréia do Norte caem no Japão”, “Grampo telefônico confirma participação de jogador brasileiro em estupro”, “Ciclista cai em curva, durante corrida e morre”, “Congresso faz pressão por mais recursos e cargos e reclama na imprensa que o governo não sabe dialogar”… Isso cansa!
“Seleção fará partida amistosa e usará uniforme preto contra o racismo” – Pensa : “Exibirão aquela faixa: Diga Não ao Racismo ou COM RACISMO NÃO TEM JOGO e não farão nada além disso. Hipocrisia, não consigo acreditar que haja algum interesse maior que dinheiro nestas instituições…” – Mas, meu cérebro me corrige imediatamente, me colocando no caminho. O objetivo é distrair, não me estressar.
E as notícias continuam: “Goleiro se machuca, será substituído”, “Governo faz incentivos para aumento na venda de carros” (“e com o meu salário não dá nem pra imaginar a compra” – reclama o cérebro), “Ciclones no Sul”, “Uma MC, cujo nome que me lembra os palhacinhos da minha infância, tem show cancelado novamente”, “Modelo tem galinheiro com piscina, poleiro e iluminação”- “Mudou a minha vida” – se irrita o meu cérebro.
O mundo anda complicado.
Informações sérias e banais lutam pelo mesmo espaço – e eu me sinto cansado.
Clickbaits, anúncios sem sentido e muitas notícias que não fazem jus ao termo (a palavra notícia vem do latim notitia que significa algo que merece notoriedade, conhecimento de alguém, noção etc. – O que é notícia? – Significados )
“Informam, mas não acrescentam em nada. Não precisavam estar lá” – reclama o meu cérebro, que já soa meio impaciente.
Mas, portais precisam sobreviver e por isso notícias sensacionalistas estão lá, sempre de mãos dadas com algum anúncio.
Depois de perder meia hora de sua vida buscando distrações o cérebro descobriu: Dormir é um excelente remédio!
E no que ainda restava de dia, ele me entregou aos sonhos – pois nem sempre viver é melhor que sonhar.
Gilson Cruz
Leia mais em Perigo nas redes sociais – como o se proteger – Jeito de ver