Os índios e o velho Oeste (História)

Um Americano Nativo. O cinema costumava romantizar o “heroísmo dos brancos” imputando aos nativos sempre a imagem de bandidos.- Mas, o que realmente aconteceu?

Imagem de David Mark por Pixabay

Este artigo fornece apenas uma visão superficial de um assunto crucial. Nosso objetivo é despertar sua curiosidade, incentivando-o a explorar os links que fornecemos para obter detalhes históricos. Você ficará surpreso com a riqueza dessa história. Boa leitura!

A influência de Filmes do Velho Oeste

Você sabia que boa parte das pessoas tem seu conceito a respeito dos indígenas moldado pelos antigos filmes de velho oeste?

O cinema americano costumava repetir a versão dos colonizadores sobre a conquista e expansão norte-americana, e foi de certo modo responsável pelo estereótipo de que o povo nativo, era selvagem, insociável e perigoso aos caras-pálidas, gíria nos filmes de velho oeste, para homem branco.

O cinema costumava romantizar o “heroísmo dos brancos” imputando aos nativos a pecha de vilões.

Mas, o que realmente aconteceu?

Um pouco de história…

O período de colonização da idade Moderna (1453 a 1789) se inicia no final do século XIV, com o crescimento econômico de países europeus e asiáticos.

O processo de colonização inglesa da América do Norte decorre da formação de treze colônias a partir do século XVII, essas treze colônias são representadas pelas treze linhas horizontais na bandeira dos Estados Unidos.

Este é um trecho do texto presente no livro
Crônicas do Cotidiano – Um Novo Jeito de Ver
Disponível na Amazon e Clube dos Autores

Leia mais em Vamos brincar de índio? (Informativo) – Jeito de ver.

Comentário (2)

  • Paulo Santana Fernandes Junior| 1 de abril de 2023

    Uma aula de História surpreendente e comovente! Os nativos da terra, assim como a expansão imperialista estadunidense é pouco divulgado, pois além de anexar a terra dos nativos, assim como a guerra contra o México, na qual tem uma seguinte frase que se falava na época: “Pobre do México, tão longe de Deus e tão perto dos EUA”! Além disso, travou guerra contra a Espanha pela posse da Flórida, Porto Rico e Filipinas, e além de comprar da Rússia o Alasca e protetorar Cuba por um bom tempo. Os EUA na época correu junto com as potências europeias pela divisão do mundo! Um país que prega a democracia de “gogó” são e foram de fato cruéis contra outras nações, assim como o é com a minoria étnica, infelizmente.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © Gilson da Cruz Chaves – Jeito de Ver Reprodução permitida com créditos ao autor e ao site.