Já se perguntou alguma vez:- “Por que o passado parece tão melhor que o presente?”
Para responder a esta pergunta, é necessário mergulhar com sinceridade nas memórias e entender que as nossas concepções e perspectivas de mundo se adaptam a novas experiências.
Na infância, a vida se resume a brincadeiras e à proteção de pais e parentes.
Nas memórias da infância não estão os momentos mais difíceis como as quedas, as perdas, doenças e coisas semelhantes. Apenas momentos marcantes, na maioria das vezes, felizes.
Por outro lado, com o tempo, a puberdade traz a ebulição hormonal, instabilidade emocional e as consequentes erupções em atitudes rebeldes que, muitas vezes, resultam em situações que serão motivos de vergonha por muitos e muitos anos…
As mudanças e as transformações no corpo e na mente fazem parte desse processo, que costumamos de chamar de AMADURECIMENTO
Durante essa fase, o vigor da juventude aliado ao entusiamo e ao fogo infância, criam a ilusão de que tudo é possível!
Por isso os exageros: Cada paixão é um amor eterno. Cada erro é um desastre imperdoável. Cada crítica uma punhalada e cada rejeição sofrida uma pecado sem perdão. O engraçado nesta fase é que as paixões são intensas, sofridas e quando acabam, são substituídas por novas paixões – com as mesmas caracteristicas.
A adolescência pode ser um reflexo exagerado do que alguém será ao amadurecer.
Chegará o dia em que talvez o ex-adolescente passe a refletir, como espelhos, aquilo que costumava criticar nos próprios pais:
-A seriedade para com a vida, a preocupação com as contas da casa e com assuntos mais importantes.
Enfim, se aprenderá a perdoar os erros do passado, a aceitar as críticas e enfim, as próprias falhas. E também o fato de que se aprendeu, um pouco tarde.
Talvez não se reconheça mais o brilho no olhar, os traços na face e a energia, que jamais serão os mesmos. Entenderá que rejeições precisam acontecer e devem ser respeitadas, pois todos têm que dizer Não, muitas vezes.
Perdoara paixões infelizes, mas não sentirão mais remorsos ou saudades. – Entenderá ser assim esta VIDA.
Entenderá também que para estar no presente, lembrando e questionando o passado, foi necessário mudar e aceitar as mudanças e amadurecer, mesmo que isso tivesse significado abrir mão de desejos e traços de personalidade.
E quando isso acontecer entenderá que cada tempo trouxe a sua parcela de experiências e que ainda há muito ser vivido.
Viverá, então, a MATURIDADE.
Gilson Cruz
Amizade ao Longo da Vida – definições ‣ Jeito de ver