Nos anos de 2016 e 2017, uma notícia circulou pelo WhatsApp:
“Documento do WikiLeaks revela que a Globo repassou à Unesco apenas 10% do que arrecadou com o Criança Esperança. A Globo sonega R$ 600 milhões e usa as crianças pra te pedir dinheiro e aumentar as isenções de Imposto de Renda.
Quer doar? Procure a Apae da sua cidade. Repassem aí. Quanto mais pessoas souberem disso, menos arrecadação a Globo vai ter.” – Globo não repassa só 10% do Criança Esperança para a Unesco – Agência Pública (apublica.org)
ERA FALSA.
Porém, muitos se perguntam que acontece com o dinheiro doado nas campanhas CRIANÇA ESPERANÇA DA REDE GLOBO.
O Criança Esperança não tem como foco principal a distribuição de alimentos.
Seu propósito é promover a inclusão social e o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, por meio do apoio a projetos sociais.
Esses projetos incluem atividades educacionais, culturais, esportivas e de inclusão digital, além de iniciativas para promover os direitos humanos, a igualdade racial, a prevenção da violência e da exploração infantil, contribuindo assim para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Embora a alimentação não seja o foco, alguns projetos do Criança Esperança podem incluir componentes de nutrição e alimentação saudável, especialmente os que se concentram na saúde e no bem-estar das crianças.
Informações detalhadas sobre projetos específicos que fornecem alimentação podem ser encontradas nos detalhes dos projetos aprovados pela UNESCO ou nos relatórios anuais do programa.
As doações para o Criança Esperança destinam-se a projetos que favorecem o desenvolvimento de crianças e jovens em todo o Brasil.
Os fundos arrecadados são enviados diretamente para a conta da UNESCO, que seleciona os projetos por meio de um processo anual de edital público.
Leia também: Por que muitos compartilham fake news? ‣ Jeito de ver
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentário (2)
Gilmar Chaves| 6 de junho de 2024
Como as fake News têm desmotivado muitos a fazer boas contribuições a projetos que ajudam as pessoas!
É difícil de entender o porquê de tanta gente espalhar mentiras, sabendo que destruirá a esperança de muitas pessoas necessitadas. E pior que muitos participam dessa corrente que cresce cada vez mais, propagando mentiras que se alastrarão como uma tsunami, atingindo de forma devastadora a vida dos mais necessitados. A maldade desses não tem limites!
Gilson Cruz| 11 de junho de 2024
As fake news têm realmente muitos péssimos objetivos, as consequências são ainda bem piores! Obrigado, Gilmar.