Show Reveillon 2014
“Acompanho o Dhan desde os tempos em que ele era o vocalista principal do Rasta Roots, uma banda que fazia covers de Reggae em Iaçu, Bahia. Ele emanava boas energias, transbordava carisma e a sua voz evoluiu muito com o tempo”. – Nilson Muller
Daniel, ou Dhan Nascimento, como é conhecido na cidade em que atua profissionalmente, é natural de Itaberaba, Bahia, cidade conhecida pelo progresso cultural e pela divulgação de seus jovens talentos. Reside na cidade de Iaçu,cidade conhecida pela beleza do Rio Paraguaçu e por sua atuação histórica durante o regime ditatorial que governou o Brasil entre os anos 1964 e 1985.
Durante muitos anos, a produção de abóbora desempenhou um papel fundamental na economia local, sendo uma das principais culturas do município.
Situada às margens do Rio Paraguaçu, a cidade tem grande potencial para crescimento. Porém, há ainda a necessidade de projetos que visem diminuir o êxodo de jovens para maiores centros. Por falta de oportunidade profissional, muitos jovens migram para cidades maiores. Para reverter esse cenário, é crucial desenvolver oportunidades profissionais locais e criar um ambiente propício para o crescimento econômico.
Atrair investimentos privados poderia impulsionar a economia local, assim como fez o município de Castro Alves com uma grande fábrica de calçados e a fábrica de ração, que servem de impulso e âncora para mão de obra local – mais de 300 famílias foram beneficiadas.
Os maiores empregadores em Iaçu são comerciantes, donos de supermercados, farmácias, lojas, padarias, bares e lanchonetes. Outros empregadores são do serviço público e uma empresa de logística. Muitos têm seu primeiro emprego em pequenos estabelecimentos e isso contribui também para a economia do município. Alguns desses comerciantes apoiam a expansão da cultura promovendo apresentações de talentos locais nos finais de semana. Assim como as águas do Rio Paraguaçu no período das cheias, a cidade transborda de novos talentos.
Neste post, Dhan Nascimento, será o nosso foco.
Dhan iniciou a sua carreira em meados dos anos 2011, sendo o vocal principal do Projeto Rasta Roots, Banda que especializada em covers de Reggae que iam desde Edson Gomes, Sine Calmon à Bob Marley and The Wailers.
O projeto durou aproximado de dez anos, com a banda em sua formação original. Neste período foram gravados alguns CD’s das apresentações ao vivo da Banda. Os shows eram marcados pela energia e o dinamismo do Reggae, a alegria do público que participava nos passos cadenciados impulsionados pela melodia bem executada do ritmo que veio da Jamaica, uma das ilhas do Caribe.
A falta de oportunidades para divulgação do trabalho e a impossibilidade de conciliação com os novos projetos dos membros da equipe levaram ao fim da Banda.
Em 2019, ele concentrou o seu trabalho em músicas românticas, no estilo conhecido como Arrocha Sertanejo. No mesmo ano, gravou o seu primeiro CD entitulado “Pra falar de amor”. Os trabalhos de edição e mixagem foram realizados pela Edson Gravações Som!!!, em Itaberaba, Bahia.
A divulgação se deu por meio de shows e contribuições em shows de outros artistas.
Esses shows renderam a gravação de um trabalho ao Vivo, em 2020.
O segundo trabalho em Estúdio, “Pra recordar, traz em sua essência grandes sucessos das décadas de 1980 e 1990, adaptados ao ritmo Arrocha Sertanejo.
Em 2022, a escassez de shows depois do período de pandemia mundial da COVID-19 e a necessidade de organizar um novo repertório, exigiram de Dhan Nascimento pausa no trabalho, para no ano seguinte, 2023, retornar com um projeto desafiador: Lançar um CD agora apenas de músicas autorais.
Inicialmente, Dhan investiu na gravação de um EP com quatro músicas de trabalho, saindo em sequencia a gravação de um CD completamente autoral, cujo título é “Pra maltratar os corações, Com amor lembro, choro e bebo”.
Os trabalhos de gravação edição e mixagem foram realizados no Estúdio Isaías Gravações, em Iaçu.
Suas apresentações conservam a mesma energia dos tempos do Reggae, numa bela interação entre músico/público.
São cinco álbuns ao longo da carreira, trabalhos em estúdio e um ao vivo, em que mescla músicas autorais e covers de diversos artistas do gênero.
Leia também Onde as flores não florescem ‣ Jeito de ver
Conheça mais o trabalho do Dhan, no Spotify.
Comentário (3)
Gilmar Chaves| 25 de fevereiro de 2024
O Projeto Rasta Roots trouxe muita felicidade aos amantes do Reggae music. Mesmo distante sabia do sucesso desses meninos que deram início a uma grande alegria aos corações regueiros. Infelizmente não pude participar em nenhum show, mas meu irmão Rasta Miller compartilhava comigo com emoção os avanços dos Jovens da banda. Embora a banda tenha sido desfeita, torço para que todos do projeto estejam bem e fazendo aquilo que mais gosta.
Gilson Cruz| 25 de fevereiro de 2024
Verdade, Gilmar. Este site tem o projeto de trazer a história das Bandas, em Iaçu. Os meninos do Rasta roots deixaram um bom registro na história musical da cidade. Seguem hoje, caminhos e estilos diferentes. Obrigado também por apoiar este projeto.
Nilmar| 26 de fevereiro de 2024
Me lembro da empolgação na cidade quando se dizia que haveria show do Rasta Roots. Certamente uma excelente banda se formou em Iaçu, com músicos muito competentes. Até hoje assisto a alguns vídeos deles que estão registrados no YouTube. Ao falar no nome dessa banda dá um bom clima de nostalgia. Espero que algum dia eles possam se juntar pra mais alguma apresentação.
Mas também é interessante que os membros tenham sucesso em seus projetos atuais. Com certeza são músicos que estão se realizando