Confuso ( Carta de um detento )

Por Nilson Miller

(Uma carta)

“Mãe,  bom dia, me desculpe se não preenchi o cabeçalho informando  o dia e a data de hoje; na verdade, é  que estou desorientado… mas… caminhando aqui pela rua ouvi pessoas conversando e prestei atenção no diálogo e um deles falou ao outro que estávamos no ano de 2023.

“Achei que ele estava equivocado, ou brincando.

“Estou escrevendo porque lembrei-me dos  bons velhos tempos, da comida caseira que só você preparava, e todos ficavam na vontade de repetir o prato, não dava, ainda faltavam pessoas para almoçar, enfim… todos,  mostravam-se satisfeitos e após o almoço iriam colocar o papo em dia, enquanto outros preferiam tirar aquela siesta (soneca após almoço).

“Também lembrei do carnaval, onde vestiam-se  trajes cobrindo a cabeça com máscara; os chamados pierrots, era uma época onde podia-se brincar nas ruas sem muita preocupação, este tempo eu tenho certeza.

“Eram os anos 70 e que saudade… ainda lembro que o filme “operação dragão”  estava em cartaz, onde na oportunidade pude comprovar que os comentários positivos referentes ao filme fazem jus, e Bruce lee protagonista principal estava no auge de sua carreira.

“Não consigo assimilar hoje como sendo 2023, como o rapaz disse.

“Tenho a impressão até que não estou nem no nosso planeta , é que está tudo mudado, nada se assemelha ao tempo que está gravado em minhas boas recordações. Não consigo entender, parece que as pessoas regrediram e que somente eu estou em outro tempo.

“Veja porque tenho esta impressão mãe, fiquei sabendo que anos atrás roubaram um cavalo, se não me engano há três ou quatro anos, e hoje após  muitos anos prenderam suposto homem que por  infelicidade tinha seu nome semelhante ao do autor do crime, mesmo seus parentes tentando e consequentemente comprovando sua inocência, afinal seu RG continham informações adversas, o coitado permaneceu preso.

“A justiça por sua vez reconheceu sua falha. E quanto ao homem, preso injustamente, foi solto?  -Não! Só seria liberto após recesso do período junino.

“Creio eu por intermédio de advogado que o mesmo teriá que contratar pagando honorários sem ao menos ter cometido nada de errado.

“As autoridades não deveriam ter um pouco mais de sensibilidade? E os danos causados por esse equívoco quem vai pagar? E se pagar, vai amenizar seus dias conturbados que passou na cadeia? Disso eu também tenho certeza, não!

“Ainda há muita coisa estranha acontecendo por aqui mãe, veja se concorda comigo, policiais estão combatendo o crime e  bandidos também  armados estão cometendo diversos tipos de atrocidades…

“Os homens da lei arriscaram suas vidas, enfrentando seus adversários trocando tiros, sujeito ser alvejado pelo lado oposto, mas… enfim, a operação em curso foi um sucesso e o grupo comemora por todos saírem ilesos, e os meliantes presos.

“Agora a parte que não condiz à minha realidade…

“Não muito tempo atrás das grades, é o que sabemos que vai acontecer, o grupo infrator será solto novamente, e novamente, eles irão cometer os mesmos delitos, nossos policiais serão  chamados, trocarão tiros, sempre arriscando suas vidas, e dessa vez, será que os mesmos terão o mesmo êxito anterior?  Será que alguém será alvejado ou morto? E se for, quem vai se resposabilizar?  Será que autoridades pensam no bem-estar dos seus homens? E por que não evitam a soltura, mantendo  esses bandidos trancafiados?

“São essas coisas mãe, que me fazem pensar que não estou em meu universo de origem, fico me perguntando o  houve com nossa justiça?

“Como eu queria não mais falar de situação igual a essa, mas não há como…

“Ainda tenho mais…

“Nos dias atuais já ouvi através da tv casos em que mãe e padrasto matam menor, será que o menino atrapalhava o romance?    Bem que a mulher poderia deixar a criança com seu genitor, por que agiram assim?  Vai entender mãe o que passa na cabeça do povo desta época.  Mulher esquarteja marido com muita frieza ( aliás bota gelo nisso!)  e qual motivação?

“Jovem ator e seus pais são mortos pelo pai da namorada do ator, simplesmente porque não aprovava o relacionamento dos jovens. Após o ato,  lógico, fugiu até mesmo para outro país, enfim, como sempre,  após anos  o indivíduo foi preso pelos nossos policiais e o mais incrível, apesar de tantas provas inclusive gravada por câmera, ele argumenta sua inocência e nossa justiça ainda acata suas lamúrias, já não podia ser condenado com tantas provas?

Pois é mãe ainda não entendo porque esses homens que estudam direito agem desta desta forma dando margem para que o bandido saia impune para cometer os mesmos crimes.

“Por que então não se mudam as leis? Será que não se importam com tudo o que vem acontecendo diariamente? Atualmente temos nova modalidade de crime, o roubo de celular, infratores subtraem tais objetos, são presos pela polícia, porém em  seguida são soltos pois este tipo de crime é de pequeno porte. Assim, nossa lei permite que esses mal-feitores nos roubem, e nos matem, pois eles têm certeza que sairão impunes.

“Os bandidos estão cada mais audaciosos porque tem certeza que não ficarão presos por muito tempo, pois sabem da fragilidade das  nossas  leis que nossos magistrados persistem em manter. Porém eles, os bandidos, não são tolos, só cometem crime de natureza leve como roubo, assalto, estupro, assassinato, decapitação etc…

“Só não são capazes de cometer o mais atroz e brutal de todos os crimes pois sabem que irão perdurar por muito tempo na cadeia, ou seja… jamais deixarão de pagar suas pensões alimentícias”.

Nota do Jeito de Ver:

Crimes gravíssimos são cometidos e muitas vezes não são tratados com a devida gravidade ou espanto. MIlhões e milhões são desviados por personalidades corruptas do campo dos negócios e da política.

Por exemplo, confira nos links. abaixo:

A corrupção nas verbas da  educação, o crime no sistema econômico e a subtração do patrimônio público, etc. (pesquise Kit robótica – desvios de dinheiro publico, por exemplo Dinheiro em sacola, fraude em kits de robótica: o que se sabe sobre o escândalo envolvendo assessor de Lira (globo.com).

Destinados à saúde (Hospital da turma de Arthur Lira recebeu 1 bilhão de reais em sete anos (uol.com.br), Veja tudo o que aconteceu no rombo da Americanas e saiba o que ainda está por vir (cnnbrasil.com.br).

Entenda o esquema de vendas de joias do Bolsonaro em 5 pontos, segundo a PF – Estadão (estadao.com.br)

A corrupção condena crianças à morte cultural e física, ceifa a vida de pais desempregados, destrói destinos e, por ser praticada por pessoas influentes, muitas vezes não recebe a devida atenção dos meios de comunicação de massa, que são frequentemente patrocinados pelos próprios corruptos. (Os links fornecidos são apenas exemplos; encorajamos os leitores a realizar mais pesquisas).

A corrupção resulta em desemprego e agrava os problemas de saúde de um país.

As manchetes frequentemente refletem as consequências da corrupção e a sensação de impunidade que protege os corruptores do sistema.

Ao explorar a mente de um personagem fictício, um detento comum, Miller indaga sobre a severidade da lei para com os menos influentes e como ela é insuficiente quando se trata de figuras proeminentes da política e dos negócios.

Leia mais em  O tempo ( Contador de histórias) – Jeito de ver

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimized by Optimole