Gilson Cruz
É comum ouvirmos a expressão “músicos frustrados se tornam críticos tacanhos”, assim como “pessoas não criativas encontram refúgio mental em procurar defeitos na obra de outros”.
Embora essas frases nem sempre se provem verdadeiras, o fato é que muitas pessoas não conseguem viver sem criticar.
Mas, o que pode estar por trás disso?
Às vezes, as críticas surgem apenas para que a pessoa se sinta melhor, superior.
Sim, é uma questão de orgulho.
O site MinhaVida.com.br, na matéria “Criticar demais os outros: orgulho elevado ou falta de confiança disfarçada? – Minha Vida”, aborda o problema por trás desse comportamento.
Devido à sociedade extremamente competitiva em que vivemos, uma pessoa pode ser insegura, carente de atenção ou mesmo orgulhosa. Como destaca o psicanalista Freud em sua teoria, “Quando Pedro me fala de Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo”, ou seja, quando falamos de alguém, estamos na verdade falando de nós mesmos, através de um mecanismo psicológico chamado projeção.
Esse mecanismo tem esse nome porque projetamos no outro conteúdos que são nossos, colocamos no outro frases, emoções ou comportamentos que estão dentro de nós. Quando você diz que sua amiga vai ficar nervosa porque você vai chegar 5 minutos atrasada, pode revelar, na verdade, um comportamento seu de se irritar com atrasos.
Projetamos no outro aquilo que somos.
Assim, quando criticamos, estamos revelando mais sobre nós mesmos do que fornecendo informações sobre os outros.
O mesmo artigo lembra que falar mal dos outros é, na verdade, uma forma de se machucar.
Portanto, por que se machucar? Que tal aprender a conviver com os diferentes gostos e estilos de ser e viver?
Aproveite o talento dos outros, reconheça os seus próprios talentos e sinta-se feliz ao perceber que cada um carrega consigo suas próprias virtudes e falhas. Nos completaremos ao unir nossos dons.
Aproveite a vida.
O Jeito de Ver recomenda a leitura do conteúdo nos links.
Citações e pesquisas: Criticar demais os outros: orgulho elevado ou falta de confiança disfarçada? – Minha Vida